pois é pessoal, é dificil arranjar um que n tenha um ponto negro por isso mesmo posto isto aqui porque é capaz de dar jeito pa quem quer um G e não só...
Antes de fazer qualquer visualização devem-se fazer as seguintes questões:
- Quantos proprietários já teve?
- De que ano é?
- Quantos Km's é que o carro tem?
- Se já teve envolvido nalgum acidente grave que possa ter afectado a estrutura-chassis? Frente? Traseira?
- Se já foi pintado? Porque?
- Se foi pintado por dentro?
- Tem algum tipo de modificação mecânica? De que tipo?
- Já fez alguma revisão ao compressor? Perguntar se é de origem? Se não for, o porquê?
Depois de feitas estas pergunta e obtidas as respectivas respostas, vamos verificar se o vendedor está de boa fé!
Normalmente, quando se pintam estes carros existem pormenores que vão "á vida", nomeadamente o autocolante que fica na mala, por trás da matricula, se o carro não o tiver, foi pintado (pelo menos a mala)!
E como sabem quando se pinta um carro... normalmente é só por fora, se o carro foi pintado por dentro é de desconfiar, e para terem a certeza, se foi ou não pintado, abram a porta da mala, e no chão da mala no lado direito tem que estar um autocolante quadrado com o nº chassis, tipo de motor, tipo de caixa, tipo de cor, se esse autocolante não estiver lá, o carro foi pintado por dentro, o que muito provavelmente indicia que o carro teve um sinistro na traseira.
Verificar tambem os puxadores das portas, que normalmente estão todos ristados.
Quando estes carros são alvo de sinistros graves costuma dobrar no tejadilho, nomeadamente nas partes laterais do tecto de abrir, por isso peguem num iman e vejam se tem massa.
Para se precaverem de comprar um bogas todo recortado há que tomar em conta os seguintes aspectos, todas as peças têm um carimbo com a data de fabrico, e se vemos um carro de 92, esse carro não pode ter peças com datas de 94.
No habitáculo tirem o cinzeiro que fica por baixo do isqueiro, e confirmem a data de fabrico da peça, que tem que ser inferior á data do veiculo.
Outro ponto a ter em vista é no motor, verifiquem a data de fabrico do deposito de água do para brisas, tb tem que ser inferior á data do veiculo, se não for assim poderemos estar perante um carro que já foi sinistrado ou martelado.
Verificar o desgaste do volante e o desgaste das borrachas dos pedais.
Medir o diâmetro da polie do compressor para ver se é inferior ao tamanho de origem.
Detectar barulhos vindos do compressor, o que pode indiciar que precise de uma revisao, que pode ir até 500€.
Tenham cuidado com o compartimento da bateria pode apresentar sinais de corrosão, as borrachas do para brisas, se tiver tinta é sinal que o carro já foi pintado e possivelmente se o dono disser que nunca foi, é porque já levou batida da grossa.
Verifiquem se as chapas de origem dos avisos se encontra arrebitada na chapa da frente do lado esquerdo, e se a fechadura do capot (nessa mesma chapa) é do ano inferior ao do carro. Caso contrário temos batida de frente.
Nesta mesma zona é de registar se a massa que os VW trazem de origem existe entre o aperto do guarda lamas e longarina.
Caso não tenha, possivelmente já levou um toque de lado.
Outro aspecto que por vezes passa despercebido debaixo da cabeça do motor existe o ano de fabrico deste, caso não seja do ano do veiculo ou do ano anterior... Motor mudado. Porque será?
Verifique a abertura do tecto de abrir. Caso custe ou sintam a roçar suspeitem...
Caixa de velocidades: os polos como sabemos são carros muito nervosos. Carreguem na embraiagem (carro imobilizado) e vão pondo as mudanças normalmente.
Quando chegarem a quinta coloquem para quarta, isto duas ou tres vezes seguidas.
Se custar a entrar de 5 para 4 a caixa pode ter problemas e pode tb dizer que o carro foi bem puxadinho.
Para finalizar tenham atenção a mala. Se ao levantarem a carpete que cobre o pneu traseiro verificarem uma massa branca (ou de outra cor) entre a soldadura da chapa do pneu e da chapa onde se encontra a fechadura e por baixo desta haja sinais de ferrugem... Bateu de traseira.